Acabei de ler Nihonjin, um romance que atravessa o tempo e vai buscar nas raízes de um povo uma história de luta, esperança, ilusão e resignação. Um povo que teve que aprender a ser feliz numa terra de estranhos, teve que aprender a ser gaijin e, por fim, aprender a viver num lugar de onde sempre quiseram partir e retornar à querida pátria, onde a neve caia, onde os sakuras floresciam...
Uma história que parece ser de todos, um passado revirado de lembranças remotas, ora contadas por avós, ora por tios ou fotografias antigas.
O livro acabou, mas ainda fiquei com vontade de ler mais, de saber mais!!!
Já tinha assistido Haru e Natsu ( recomendo), que trata da mesma temática, um retrato de vida que, talvez, poucos conheçam.
A resignação, a pior forma de aceitar o que não se quer, sem ter escolha, sem ter vontade, nem força!!!
Oscar Nakasato, o autor do livro, conta uma história que não é só dele. É impossível não se identificar com os fatos ocorridos e não transportá-los para dentro da sua própria vida.
Eu sou filha e neta de japonês, cada linha deste livro representa a coragem e a esperança que fizeram meus avós imigrarem para o Brasil.
Um misto de compaixão e orgulho, surge no momento em que cada página revela pedaços de vidas, que se perderam no tempo, mas que permanecem na história de cada um.
Um romance emocionante, imperdível, é o que recomendo a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário