segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A melhor parte do meu dia


Todos os dias, quando chego em casa,
depois de um dia de trabalho.
 Fico parada na porta e espero um pouco.
Não demora muito meus anjinhos, de rabinho escondido, surgem: 
correndo e falando ao mesmo tempo.
Tentam num segundo,
me contar as novidades do dia.
Geralmente, são reclamações.
Estão na fase de implicar um com o outro.
Tento não dar muita ênfase para as fofocas. 
Logo eles esquecem e me contam coisas mais legais.
Nesse tempo em que sou assediada pelos mais velhos, a caçula,
que não sabe falar, mas já sabe andar,
aperta os passinhos desajeitados e me alcança
com um sorriso que dispensa qualquer palavra. 
Num abraço, encosta a cabecinha no meu ombro e me dá uns tapinhas nas costas. Tal como faço com ela. 
Entendo seus sinais. 
Nessa hora demonstra que sentiu a minha falta e como é bom me ver.
Paz, é a palavra que define esse momento do meu dia.
Chegar em casa e ver que estão todos bem: 
seguros, saudáveis e felizes.
Não há motivo maior para ser feliz.
Nessas horas meu coração se enche de Deus.
Essa felicidade plena é obra dele e, 
não tem como não atribuir ao pai todas as minha dádivas.
Agradeço também a minha mãe, 
que está por perto,
cuidando e ensinando aos meus filhos,
toda a cartilha que um dia já me ensinou.
Dizem que avó é mãe duas vezes.
Concordo, plenamente.
Não posso esquecer também de agradecer a babá,
sem ela eu nem poderia trabalhar.
Meus bens mais preciosos, deixo nas mãos dela.
Mãos abençoadas e guiadas pelas mãos de Deus.
Penso agora, como a vida pode ser quase perfeita quando damos valor a esses pequenos-grandes detalhes.
Como perdemos tempo dando importância a sentimentos tão pequenos,
quando podemos desfrutar do amor, da amizade, da paz, da alegria...
Muitas vezes, na correria que é a vida,
nos esquecemos que na cabecinha deles,
tudo é mais simples.
Que para eles, sempre existe tempo para um abraço, uma conversa.
Sempre existe um tempo para nós.
Ser mãe, é muito mais que dar, somente, amor e conforto.
É também estar presente.
Todos os dias tento ser mãe de verdade.
Mesmo que eu não consiga algumas vezes.
Estou sempre tentando fazer o melhor.
O meu melhor. 


(Akemi de Queiroz Sakaguchi)

2 comentários:

Leila D. disse...

Que texto lindo, Akemi! Me enchi de emoção aqui. E sendo mãe, entendi perfeitamente como é deliciosa essa parte do seu dia.
Parabéns por ser uma mãe maravilhosa e tão dedicada. E principalmente, uma mãe que sabe a honra que é ter filhos.
Mil beijos e obrigada pela visita.

Giovana lopes disse...

muito lindo amiga, nao se pode esperar menos de uma pessoa como voce. Deus sempre te abencoara. Saudades de vc amiga querida. bjos