quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Fernão Capelo Gaivota



Quem de vocês já leu o livro Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach?
Eu o li quando era pequena, na casa da minha tia Vana. Meus primos devem conhecer a história.
Na época, pensei que tratava-se de um livro só para crianças, com ilustração de passarinhos, sem mensagem ou aprendizado algum.
Apenas a história de uma gaivota que não se dava bem com o seu bando por ser diferente.
Mas ontem me dei conta que aprendi muita coisa com esse livro e que sempre me lembro do Fernão e sua persistência.
Vou tentar resumir aqui a história de Fernão, pois quero também compartilhar com vocês a lição que tirei desse livro, que para alguns é somente um livro bobo, mas que pra mim tem uma mensagem simples, mas especial.


Fernão Capelo Gaivota tinha ideias próprias e não se conformava que o voo das gaivotas servissem apenas para voar, sendo que ele adorava fazer acrobacias e voos rasantes.
E mesmo sendo discriminado pelo seu bando não parava de tentar os voos mais altos possíveis, que lhe davam a sensação de liberdade e crescimento.
Até que um dia encontrou outras gaivotas, de outro bando, que lhe deram estímulo e ainda o ensinaram a voar mais alto.
Fernão descobre o respeito entre o bando e fica feliz, mas quando achou que já tinha aprendido tudo, uma das sábias gaivotas lhe diz:


¨Continuar trabalhando para amar¨


E Fernão então entende que sua liberdade de espírito está ligada ao perdão e ao amor e decide voltar para o seu bando e compartilhar tudo o que aprendeu com sua experiência. Mesmo sabendo que seria uma tarefa difícil, pois mais uma vez teria que enfrentar as regras do bando.


Bem, a história é basicamente essa.
O Interessante é que Fernão poderia ficar no outro bando já que estava feliz, vocês não acham?
Eu achava!!!
Até entender que por mais que alcancemos o nosso crescimento pessoal, não dá pra ser livre e feliz sabendo que outros vivem na ignorância.
E que você pode ajudar.


Com Fernão, aprendi a necessidade de voar alto e de várias formas, porque simplesmente voar não me levaria até aonde quero.
Mesmo que para muitos pareçam ¨acrobacias¨desnecessárias, não posso me intimidar e parar de tentar.
Eu espero que vocês tenham captado a mensagem e dela tirado algum proveito.
Quantos de nós somos um ¨Fernão Capelo Gaivota¨?


Hoje estou feliz porque uma amiga solidária recebeu uma proposta muito boa.
Mas só conto pra vocês quando se concretizar.


Queria dar um pouco de motivação para vocês, por isso lembrei do Fernão.
Espero que tenham gostado de conhecer essa história.


Por hoje é só!!!


Até logo!


beijos!!!



Um comentário:

Suely S Araújo disse...

Eu li este livro!
Foi o segundo livro que li em minha vida! Eu tinha 14 anos e acabara de ler "O Pequeno Príncipe"...
Achei fantástico! O Fernão queria ser perfeito!

Que bom conhecer alguém que também leu e tirou lições de sua história!

Abraço forte amiga!

Suely