sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Clube da Luluzinha




Porque só mulheres?


Muita gente me faz essa pergunta quando falo da comunidade mulheres solidárias. Acham até que é um movimento feminista, mas não é não!!!
Os homens não fazem parte diretamente como membros, mas indiretamente nos ajudam, apoiando e dividindo as tarefas que temos com a casa e com os filhos para que possamos dedicar um tempo para a comunidade.
Assim, não precisamos nos ¨desdobrar¨para cumprir nossa jornada diária, que ¨cá pra nós¨não é ¨mole¨.
Aqui no Japão, geralmente, as fábricas começam o primeiro turno de trabalho às 8 h, complicado né! Ainda mais para quem tem filhos, pois estes devem estar na babá, creche ou escola antes de os pais saírem para o trabalho, ou seja, mais cedo ainda.
Por isso todo mundo é obrigado a acordar sem o sol. Pais, filhos e eu, que sou a babá!!!
Os pais ficam na fábrica o dia inteiro¨presos¨sem poder sair. Entre as horas de trabalho podem fazer, em média 10 minutos de descanso, uma vez pela manhã e uma vez pela tarde, além da hora do almoço que dura mais tempo, em torno de 40 minutos, na maioria das fábricas. Quando fazem hora-extra tem que estender a jornada de trabalho das 18 h (horário que normalmente saem) para 21, 22, 23 h, depende do tanto de horas extras que o trabalho exige.
Agora imaginem, o trabalho não acaba por aí, chegando em casa tem mais!!!
Não é à toa que a maioria já sai da fábrica desanimado, pensando nas coisas que ainda tem que fazer, principalmente as mulheres, que já nasceram de avental e vassoura na mão ( rs...aqui é aspirador de pó).
Muita gente não entende, mas existe uma diferença muito grande entre homens e mulheres, que são da natureza de cada um, características peculiares que, dizem muitas teorias, fazem parte da nossa herança evolutiva, mas isso é um outro assunto.


Continuando...


Essas diferenças são decisivas na divisão de tarefas, entre homem e mulher, dentro da casa. Para quem não aceita essas diferenças as brigas e reclamações são frequentes, mas uma grande minoria entra em acordo e consegue distribuir suas funções de maneira justa.
Eu, particularmente, prefiro entrar em acordo, não que eu não tenha tentado mudar a minha sina, tentei e muito!!! Mas não sou ¨cabeça dura¨.
No meu caso, que sou dinâmica demais, meu marido até tenta fazer as coisas que eu faço, mas no ritmo dele, e isso, acreditem! Pode levar horas, até dias, kkk!!!
Como tenho pressa acabo fazendo antes dele e não tenho o direito de reclamar. Afinal, a impaciência é minha.
Todos nós temos ritmos, velocidades diferentes para realizar nossas ações, sejam elas, físicas ou mentais. O fato é que a paciência não é um dom abundante no ser humano, o que implica na hora de ponderar e aceitar a incapacidade do outro.


Sábias palavras né!?


Quem me dera ser tão simples assim como escrevo. O problema é que tem certas combinações como cansaço e TPM que me fazem esquecer de tudo isso. Nessa horas, confesso! Se eu estiver de vassoura na mão, meu marido pode até me confundir com uma bruxa.


Rs...


Do que falávamos mesmo?


Ah, das mulheres solidárias, pois bem!!!


Outro motivo pelo qual eu escolhi só as mulheres, está intrinsecamente ligado a sua natureza, que é a sua sensibilidade, a sua meiguice, a sua delicadeza...
Nós mulheres nos ¨envolvemos¨mais com os problemas alheios. Não tenho nada contra os homens, conheço muitos que abraçam causas muito importantes, como os missionários. Mas, nas condições em que eu minhas amigas solidárias vivemos aqui no Japão tive que inventar uma ¨fórmula¨ que desse certo para todos.
Acho que não restam dúvidas agora!
Bom final de semana para todos!!!


Beijinhos!!!



Nenhum comentário: