terça-feira, 17 de novembro de 2009

Solidariedade


Saudações a todos!!!


Pensei muito antes de criar esse espaço, uma ideia que já latejava há tempos na minha cabeça. Mas, enquanto eu não tinha um bom propósito, fiquei na espera do momento em que surgiria a necessidade de estar aqui e escrever todas as coisas que acho importantes e que não gostaria de guardá-las só para mim.

Desde pequena sempre tive muitos sonhos e pressa para realizá-los. Hoje aos 31 anos já tenho minha própria família, sou mãe e esposa, tenho uma vida confortável, um trabalho gratificante e ainda continuo tendo muitos sonhos, que muitas vezes se perdem no tempo e no desejo apressado de se realizar.

Porém, meus novos sonhos mais tem a ver com os outros do que comigo, pessoas que ainda nem me conhecem e nem imaginam que eu gostaria muito de conhecê-las e ajudá-las de qualquer forma e de coração.

Andei mirabolando um plano de como manifestar essa ¨coisa boa¨ que cada vez mais me toma e me faz agir. Falo da bondade e da solidariedade, que gera em mim a vontade de fazer a minha parte e inspirar vocês a também fazer o que for possível para ajudar o próximo.

Quando eu era mais jovem, mas já com essa vontade de ajudar os outros, pensava sempre: quando eu tiver dinheiro vou ajudar os pobres! E sem perceber acabei estabelecendo uma condição para que isso acontecesse. A gente nunca pensa que o futuro é algo incerto, mas o tempo se encarrega de dar as horas e nos desperta para a realidade. Foi o que aconteceu comigo e, acredito que, com muitos de vocês. Contudo, a vontade de ajudar continua forte e é quando, movidos pela persistência, acabamos descobrindo que podemos ajudar mesmo sem ter dinheiro, pois a pobreza tem várias caras: a fome de alimentos, a fome de conhecimentos, a falta de instrução, a falta de um lar, até a falta de um consolo já nos deixa mais pobres, carentes de esperança.

Dias atrás, enquanto montava a nossa árvore de natal com as crianças, comentei com o meu marido que adoro essa época porque as pessoas ficam mais solidárias, mas que é uma pena que isso aconteça só nessa temporada, depois disso a vida volta ao normal e cada qual com seus problemas porque a época de ajudar já acabou. Parece ironia, mas é exatamente assim que acontece, não querendo generalizar, pois sei que uma pequena parte ajuda o ano todo e até vive em função disso. Porém, a grande maioria já se acostumou com essa ¨moda¨de ficar ¨bonzinho¨ no natal, nem que pra isso seja preciso se fantasiar de papai Noel.

As pessoas até criaram frases, que consideram sábias, para poder se esquivar e se livrar da responsabilidade de ajudar os outros. Quem já não escutou coisas desse tipo: Todo mundo tem problemas; Cada um carrega a sua cruz; Cada um tem o que merece. Até religiosas: Deus dá o frio conforme o cobertor e assim vai, um monte de desculpas para continuar omisso, o que pra mim é o mesmo que ficar cego da verdade e da realidade.

Longe de mim, escrever coisas que possam agredir e muito menos direcionar a qualquer pessoa a culpa desse descaso, o que faço apenas é escrever o que penso, são opiniões minhas que passo adiante com o único intuito de conscientizar aqueles que queiram, de livre e espontânea vontade, fazer diferença nesse mundo e não só seguir a vida de passagem e fechar o seu ciclo sem ter feito algo louvável.

Tenho em mente vários projetos e um deles já é real. Trata-se de uma comunidade chamada mulheres solidárias, mas entro em detalhes numa postagem mais adiante. Só quero chamar a atenção para as várias formas de ajudar, nem que seja só apoiando, afinal, a moral também precisa de estímulo.

Adorei passar a madrugada aqui, gastando as poucas horas que tenho para dormir, mas sinto que é por uma boa causa, uma grande causa!

¨Deus espera de todos nós um ato de compaixão¨


Até a próxima!!!






2 comentários:

Unknown disse...

Nossa Akemi!! Lindo tudo o que vc escreveu!
Penso como vc.
Todos podemos ajudar ao próximo e não é só com dinheiro e comida não.
É carinho, conforto, abraço...
Por isso entrei nos voluntários do Hemorio. Lá eu faço o que mais gosto: dou atenção as crianças e adultos em tratamento.
Estou muito feliz lá.
E infelizmente é bem o que vc falou: No fim do ano, a maioria fica “bonzinho e caridoso“ depois quando passa o Natal, viram as costas novamente.
Sabe, por isso eu não frequento igrejas.
Não vou generalizar, mas conheço e já frequentei muitas igrejas de religiões diferentes e sabe o que me faz parar de frequentar?!
A hipocrisia das pessoas que acham que vão para o céu só pq todo fim de semana está numa Igreja mas saindo dela, são incapazes de estender as mãos ao próximo.
Sentem nojo de mendigos, de animais de rua. Não tem compaixão pelo próximo.
Xingam, falam mal da vida alheia mas, só colocar os pés na Igreja, acham que suas almas estão salvas.
Não estou generalizando, tenho muitos amigos, de religiões diferentes, que ajudam, trabalham em prol do próximo.
Mas infelizmente é sempre uma minoria.
Li certa vez, num livro espírita de contos, um conto de uma senhora kardecista, que nunca fez mal à ninguém.
Quando ela morreu, desencarnou, achou que fosse ficar no mais alto nível, das pessoas mais santas...
Quando se deu conta de que não foi pra lá, reclamou pois nunca fez maldades com ninguém, sempre levou uma vida “santa“.
Até que alguém falou à ela que não é só por não ter feito o mal, que isso quer dizer que a pessoa seja boa.
A pessoa tem que fazer o bem ao próximo para seu espírito se elevar e isso, a tal senhora nunca tinha feito. Achando que não fazendo o mal, estava tudo perfeito...
Eu acho que é bem por aí. Tem muita gente boa, que não é tão boa assim. Vive pra falar mal dos outros...
Tem muita gente ruim, bandidos... que qd veêm uma família necessitada, ajudam com comida, com roupas, educação...
Assim é a vida.
Você assistiu o filme Crash, No Limite? É bem aquilo!
Nós não temos que ter preconceitos, pré-conceitos....
E por isso eu deixei de frequentar igrejas, eu sei que tenho meu lado bom, gosto de ajudar o próximo, gosto de ajudar os animais mas tem muita coisa que tenho consciência de que são erradas, que faço errado...
Acho que tudo tem que vir de coração, com sinceridade, sem querer nada em troca.
E eu, como vc, quero estudar Assistência Social tb!! Um sonho que espero realizar para poder ajudar muitas pessoas!!

Está de parabéns pelo blog e pelo lindo texto!!
Beijocas!!

Anônimo disse...

oieee Kemi qridaaa...sou eu a Eli...hj deu pra vim te fazer uma visitinha rápida...adorei tudo o q vc escreveu,e sei q é de coração...pq vc é uma pessoa iluminada por Deus...com certeza se existisse mais pessoas assim como vc,o mundo seria melhor!!!Ajudarei no q for preciso,tá!!!beijos minha amiga e vamos lutar sim,pra termos um mundo de pessoas Felizes e com Dignidade!!!