quarta-feira, 20 de julho de 2011

Terra do nunca


A casa está  repleta de barulhinhos: risadinhas, passinhos, briguinhas, musiquinhas sem ritmo. 
Uma alegria inocente, cheia de viço, que sai do quarto e corre para o quintal; passa pela sala, impaciente, e some pelos cômodos da casa. 
Estão fazendo arte, pintando o sete. 
Estão explorando o mundo enquanto ainda é cedo.
Ainda são crianças, sonhos e imaginação, na terra do nunca.
Um lugar que já conheci, onde fui feliz, onde tramei meus planos. 
De onde, sem saber, quis partir, quis crescer.
Mas, é ela, a infância, a época mais bela da vida.
Deixo que eles aproveitem, que guardem as travessuras, perpetuem no tempo as peripécias de moleques.
A descoberta sempre chega e anuncia as mudanças.
Então, se não é para sempre, é melhor que seja marcante, que seja intenso, que seja eterno na lembrança.
Como as que tenho guardadas comigo: um jipe encalhado no meio do quintal, que tantas vezes foi um ônibus e as folhas da mangueira,o dinheiro para pagar a passagem; a bananeira que não aguentou as flechadas certeiras que, eu e meu irmão, lançávamos quando, de repente, éramos aventureiros no meio da selva; os morcegos, coitados, que tinham que enfrentar a luz do dia, quando nós, impiedosos, atirávamos pedras e saíamos correndo, com medo, mas se achando as crianças mais corajosas do mundo.
As traquinagens foram tantas, que com o tempo se perderam, restando apenas os fragmentos.
Quero isso para meus filhos, meus sobrinhos, netos (os que ainda vou ter). 
As vezes, lamento que as coisas tenham mudado tanto: casas gradeadas, muros com cerca elétrica, ruas perigosas e etc. Mas, pensando bem, não é assim tão ruim! Eles tem o mundo deles: diferente, mais moderno, com vídeo games. 
Mas, criança sabe se divertir, não importa o tempo e o lugar, basta  ser criança, ter saúde e amor.
Até a pequenina já sabe ser feliz, engatinha pela casa toda, apressada para que não a peguem.
E o sorriso, a prova de que está tudo bem.
Essa felicidade não tem preço, nem mede sacrifícios.
Quer ser feliz? 
Seja mãe ou adote uma criança.
Viva essa experiência, prove desse amor incondicional.
O melhor amor, o maior.

Nenhum comentário: